• Erika Pugliese

Das quadras para o mundo dos negócios - Pivotar

É muito comum os empreendedores ficarem focados no desenvolvimento do produto ideal que esquecem de observar à sua volta os potenciais clientes.

Existe uma expressão que ouvi em uma aula de Design Thinking (com Paulo Bettio) que diz algo do tipo “erre rápido”. A verdade é que quanto mais cedo você descobrir que está no caminho errado, melhor pra sua empresa e para os seus negócios.


(imagem: rawpixel)


Também é um erro muito comum o empreendedor não dar atenção à criação da Persona para o seu produto ou negócio. Afinal é pra este cliente específico que está desenvolvendo a solução e a sua oferta precisa estar em linha com suas dores e amores.

Se não estiver, é hora de Pivotar!

O termo Pivotar vem do basquete e é algo em que o jogador muda de direção sem tirar o pé de apoio. Apropriadamente adaptado ao mundo dos negócios, este termo bem executado pode salvar uma empresa.


Veja o exemplo extraído de uma matéria da Exame:

Ouvir o público-alvo também foi fundamental para a QECO. A ideia inicial era um marketplace para conectar compradores e vendedores de carros usados. O fundador Renato Bon testou por 40 dias um MVP, sigla de Minimum Viable Product, ou Mínimo Produto Viável.

Ao participar do processo de incubação do Sebrae-SP, a startup optou pela mudança para uma solução chamada end to end, ou de ponta a ponta, para ajudar mulheres a comprar ou vender carros com segurança. Foram entrevistadas 102 mulheres para entender que o problema de segurança na hora de comprar ou vender um veículo era algo que precisava ser revolvido. "A proposta de valor anterior, economia de tempo, não pareceu ser uma dor muito importante durante as interações realizadas para validação”, conta Bon.


A ideia pode ser maravilhosa, mas se não estiver alinhada com o que os potenciais clientes desejam, ela estará fadada ao fracasso. Por isto é tão importante ter mapeado o seu cliente ideal e consulta-los através de pesquisas de campo sempre que necessário.

Enquanto você decide se vai pra este ou aquele lado, se usa esta ou outra estratégia ou enquanto você trabalha duro na administração do seu negócio, nós aqui da Relíquia Assessoria Contábil podemos cuidar da Contabilidade e outros assuntos relacionados como a área Fiscal e Trabalhista que toma um tempão do seu time. Estamos no mercado há mais de 35 anos e temos uma equipe altamente engajada e pronta pra atendê-lo com excelência.


Conte conosco para deixar sua jornada empresarial mais leve!


E lembre-se: Use a Pivotagem com parcimônia. Mudar toda hora de direção também não é muito saudável.


#empreendedorismo #planejamentoestrategico


© 1982 by Relíquia Assessoria Contábil

  • Instagram
  • Facebook ícone social